Buscar por:  

 

Histórico da Cidade da Energia

Enquanto o mundo não para de pensar em Soluções Sustentáveis em Energia, o município de São Carlos, no interior do Estado de são Paulo,  mais uma vez saiu na frente e criou a Cidade da Energia, um espaço vivo e de enorme contribuição para técnicos, fornecedores, clientes e usuários de Energia Limpa e Renovável. Uma ação colegiada de esforços que une recursos humanos, físicos e de capital entre os setores público e privado para trazer a Cidade da Energia para a sociedade brasileira. Este negócio nasce com a clara finalidade de protagonizar a aplicação de energias de baixo impacto ou de nenhum impacto de carbono para a indústria, para o transporte individual e coletivo, para as residências e organizações, e para serem vendidas a todos interessados neste mundo globalizado que vivemos.

Clientes do Brasil e do mundo inteiro que necessitam de custo baixo e soluções que atendam a preservação de ecossistemas em diferentes economias não importa o estagio de desenvolvimento que se encontrem são considerados usuários da Cidade da Energia, em São Carlos. Está claro hoje que todas as lideranças políticas e empresariais querem um crescimento continuo e seguro para seus povos. Todos querem uma matriz energética inteligente em sua comunidade, em seu país.

Vendo este potencial, a ABIMAQ, a Prefeitura Municipal de São Carlos e a EMBRAPA juntaram empresários, cientistas e lideranças políticas para – de maneira inédita - viabilizar a produção, o crescimento, o conforto pela racionalidade, e a preservação ambiental através de modalidades de energia que melhorem os IDH´s (Índice de Desenvolvimento Humano), e que tragam custos acessíveis a consumidores ávidos por bom senso.

Aplicar inovação como diferencial competitivo, não apenas científico mas também organizacional, institucional vislumbrando uma atratividade  para o mundo dos negócios, partindo do novo, e internacionalizando recursos do Brasil para que clientes globais, emergentes ou não, indo a Cidade da Energia possam encontrar a experiência necessária  em mostra de projetos, em exposições de módulos produtivos com avaliações instantâneas de desempenho, conheçam as reflexões estratégicas do setor através de encontros técnicos-cientificos,  e entretenimento tecnológico para todo e qualquer publico. Que possam visitar “Performance Centers” em energia renovável e promover mudança de  paradigmas em MDL (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo). 

A Cidade da Energia oferecerá também ao mercado brasileiro e a clientes externos a oportunidade de analisar a integração de diferentes fontes renováveis de energia, de analisar  in loco equipamentos e máquinas, de conhecer diferentes formas de co-geração de energia , assim como de comprar soluções sustentáveis de fornecedores que estarão permanentemente expondo seus produtos e serviços.

No campo do impacto zero de carbono a Cidade da Energia traz o compromisso de exibir e constantemente discutir a Matriz Energética com as contribuições – cada vez mais presentes no Brasil, e que vem crescendo muito -  que é a evolução do setor de produção de energia  eólica, tradicional  pela sua historia no setor Rural, mas que já ganha expressão em grandes centro urbanos litorâneos com estudos e re-designs visando redução de ruídos, automação de passo da hélice, conforme variação das correntes, assim como teste com diferentes materiais. Lembrando que o usuário final sempre poderá ser o individual, o residencial e as indústrias de todos os portes, sempre na direção do aproveitamento do que já existe na natureza.

 

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2018 Todos os direitos reservados.

Rua: Rua Santa Luzia, 735 - sala 1201 - Centro - CEP: 20.030-041 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2262-5566
E-mail: cog@abimaq.org.br