Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 10/03/2011 - Ambientepress Comunicação Ambiental

Verde no Brasil

Expertise Britânica apresenta projetos que fomentam a Construção Verde no Brasil

Reino Unido trouxe tecnologias inovadoras e experiência em projetos de grande porte para o II Encontro Brasil-UK sobre Construção Sustentável



Promovido pelo Consulado Britânico em parceria com empresas britânicas, o II Encontro Técnico Brasil-Reino Unido sobre Construção Sustentável, aconteceu no dia 8 de dezembro de 2010, na Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, RJ. O encontro teve como objetivo difundir as tecnologias do Reino Unido, centro emergente de inovação em baixo carbono, e promover a troca de experiências bem-sucedidas com o Brasil.
Para John Doddrell, cônsul-geral Britânico em São Paulo e diretor do UK Trade & Investment no Brasil, o encontro foi importante por ser uma oportunidade de desenvolvimento da capacidade verde no Brasil. “Nossas empresas vieram buscar cooperação e parcerias, estimulando o crescimento sustentável”, ressalta.
O evento reuniu empresas como: AECOM; Euramax Coated Products; OMP / Kompas International Architects; Seacon Environment; SnagR Software Ltd; SRS Finlay; Tailormade Software; URS/Scott Wilson; e Youngman Group, as quais abordaram temas que discutiram arquitetura em projetos sustentáveis, o gerenciamento de projetos e manutenção da sustentabilidade, prédios inteligentes, certificações de construções verdes e tecnologias, e materiais para construções sustentáveis.
De acordo com Valéria Martinez, gerente Comercial para as áreas de Construção e Meio Ambiente do Consulado, o encontro atendeu as expectativas da Entidade, que visou propagar a construção sustentável no Brasil através de soluções já utilizadas pelas indústrias britânicas. “O Brasil é um país que oferece muitas possibilidades no setor de construções, o qual cresce mais a cada dia. Este setor é um nicho no mercado que beneficia a todos – governo, população e o empresariado -, justamente pela preocupação com o meio ambiente”, ressalta.
De acordo com Valéria, o Brasil é um parceiro, pois assim como o Reino Unido, assumiu papel de liderança nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas e está empreendendo ações ambiciosas para redução de emissões de gases poluentes. Para ela, a realização do evento foi importante por proporcionar aos participantes o conhecimento de experiências de sucesso no setor e, principalmente, a possibilidade de desenvolver esse trabalho no Brasil e esperar pelos mesmos resultados. “A Seacon, por exemplo, empresa que presta consultoria para certificação de projetos sustentáveis já está desenvolvendo um projeto com uma empresa brasileira na área de construção sustentável”, conta.
A iniciativa integrou a campanha “UK know how” - Liderando a Transição para uma Economia de Baixo Carbono -, desenvolvida pelo Reino Unido, considerado, junto com o Brasil, uma das lideranças no movimento por uma economia mais verde.

Sobre a Campanha UK Know How
A campanha UK Know How é uma ação idealizada e promovida pelo governo do Reino Unido, com o objetivo de estimular o crescimento da economia verde, reduzir a emissão de carbono, facilitar a troca de experiências sobre a inovação na área e promover o crescimento econômico sustentável.
Difundida no Brasil, Estados Unidos, Índia e China, a campanha visa a estimular parcerias entre empresas brasileiras e britânicas. Composta por uma série de eventos, como missões comerciais, seminários e feiras, dentro dos setores que contribuirão para a transição do Brasil para uma economia de baixo carbono, a ação é liderada pelo UK Trade & Investment (UKTI), departamento do governo britânico que promove o comércio exterior e investimentos


Mais informações:
Ambientepress Comunicação Ambiental
Assessoria de Imprensa
Fernanda Faustino
(11) 3917-2878



Foto: Valéria Martinez: “O Brasil é um país que oferece muitas possibilidades no setor de construções, o qual cresce mais a cada dia. Este setor é um nicho no mercado que beneficia a todos – governo, população e o empresariado -, justamente pela preocupação com o meio ambiente”, comenta
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2020 Todos os direitos reservados.

Rua: Rua Santa Luzia, 735 - sala 1201 - Centro - CEP: 20.030-041 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2262-5566
E-mail: cog@abimaq.org.br